Em 2020, foram eleitos 50 prefeitos e 809 vereadores ligados à segurança e a eleição de 2020 foi a disputa municipal com o maior número de candidatos policiais e militares dos últimos 16 anos.
Segundo matéria publicada no site da Jovem Pan, dos cerca de oito mil profissionais que foram para a disputa em 2020, cerca de 10,2% se elegeram, sendo candidaturas de policiais civis e militares, bombeiros e membros das forças armadas.
Na matéria, o coronel Elias Miler da Silva, presidente da Defenda PM, é entrevistado sobre este crescimento e afirmou que a motivação se deve especialmente a confiança. ”No interior do brasil, o policial é conhecido pelo nome. Isso acumula uma respeitabilidade de 10, 20, 30, 40 anos de serviço. Por isso, o cidadão comum vota nesse policial, porque a primeira preocupação do cidadão comum é a segurança pública.”
A FENEME (Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais) realizou um trabalho de sistematização dos dados compilados das estatísticas do TSE – Tribunal Superior Eleitoral - no pleito eleitoral de 2020, para verificar os policiais e bombeiros militares (ativa ou e reformados) eleitos.
Confira os dados clicando no link abaixo:
Comments